Art. 4º - O empreendedor individual, João Domingos Soares de Oliveira, cujo nome fantasia é, A FAM - Faculdade Manancial (Instituto Teológico e Secular), escolheu como vocação e razão de ser de sua existência, como instituição educacional, a missão corporativa enunciada abaixo:
Art. 5º - nosso alvo e propósito: Educar crianças, adolescentes, jovens, varonis, e idosos; de qualquer raça e etnias, no território brasileiro, de qualquer classe social e religião. O nosso principal propósito é levar educação teológica, ministerial (eclesiástico), profissional, secular e de preparação para todas as pessoas interessadas no território brasileiro. O nosso segundo propósito é levar a conscientização sobre as drogas, sobre o tabagismo, sobre o sexo e etc. para todas as pessoas interessadas no território nacional.
Paragrafo único- É a nossa missão, Fazer o bem a todos, sem olhar a quem. Para satisfazer este objetivo, irei procurar parceiras no intuito de procurar buscar melhorias ambientais, sociais, psicológicas e espirituais para comunidades, grupos, famílias e pessoas individuais.
Art. 6º Atuar na geração, difusão, promoção de conhecimentos e na formação de Cristãos, de Ministros e de profissionais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento religioso, eclesiástico, socioeconômico, cultural e tecnológico, proporcionando a melhoria da qualidade de vida Igreja Protestante e da população.
Art. 7º- Considerando o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, importa ao empreendedor individual, João Domingos Soares de Oliveira, cujo nome fantasia é, A FAM - Faculdade Manancial (Instituto Teológico e Secular), atender a tais objetivos sociais:
1) Formar cristãos, em níveis Básicos, Médios, Bacharelados e Mestrado (em Teologia) Com fins eclesiásticos, e não reconhecidos pelo MEC, mas se o aluno (a), ou o (a) acadêmico (a), optar pelo reconhecidos do MEC, podemos procurar a convalidação da sua Documentação de Formatura (exemplos: Certificados, Diplomas, Históricos, Credenciais), através das faculdades, legalmente, credenciadas no Ministério da Educação, nossas parceiras, para o exercício profissional inerente, promovendo educação humana cristã, eclesiásticas, integral, consciente e cidadã;
2) Fomentar e realizar pesquisas orientadas ao desenvolvimento Teológico-científico-tecnológico, cristão, cultural e social, nas áreas de conhecimento de sua competência específica;
3) Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, mediante ações que venham a defrontar necessidades de ordem espiritual, ministerial, econômica, social, cultural, ambiental e de saúde;
4) Estimular a criação cultural e intelectual, além do desenvolvimento do espírito cristão, teológico, científico e do pensamento reflexivo;
5) Promover a divulgação de conhecimentos cristão, teológico, ministerial, culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e disseminar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
Art. 8º- Constituem crenças fundamentais do empreendedor individual, João Domingos Soares de Oliveira, cujo nome fantasia é, A FAM - Faculdade Manancial (Instituto Teológico e Secular), orientadoras e inspiradoras da conduta, do sentimento e dos relacionamentos atinentes à comunidade acadêmica, caracterizando, por fim, seu caráter coletivo, os seguintes valores: Pioneirismo; Inclusão social; Cidadania e respeito às diferenças; Tratamento justo e respeitoso ao ser humano e à vida (humanização); Liberdade de expressão e participação democrática; Profissionalismo e competência técnica; Ética e transparência; Qualidade e desenvolvimento sustentável.
Art.9º- Para atender a seus propósitos, O empreendedor individual, João Domingos Soares de Oliveira, cujo nome fantasia é, A FAM - Faculdade Manancial (Instituto Teológico e Secular), busca orientar-se pelas seguintes diretrizes fundamentais:
1) O Envolver a comunidade universitária nas dimensões cristãs, teológicas, sociais, políticas, culturais e econômicas da sociedade, tendo, para tanto, o indivíduo, a coletividade e o meio ambiente como atenção e preocupação centrais.
2) Proporcionar a todos as mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento intelectual e cultural.
3) Manter a percepção ampla e diversificada, visando à interação com as comunidades interna e externa.
4) Estimular permanentemente a exploração e geração de conhecimentos e de potencialidades.
5) Contribuir para o desenvolvimento da educação básica, tecnológica e profissional.
6) Manter reciprocidade harmoniosa e legítima na relação com a sociedade e com a comunidade universitária, visando ao alinhamento mútuo de necessidades e expectativas.
7) Comprometer-se com a preservação, a defesa e a recuperação do meio ambiente.
8) Suscitar posturas individual e coletiva, junto à força de trabalho e ao corpo gerencial, para atender à busca sistemática da satisfação de clientes e de usuários.
9) Zelar pela conservação e otimização do emprego do patrimônio, bens e direitos disponíveis, em respeito inviolável ao bem público, visando aplicá-los, exclusivamente, na consecução dos objetivos institucionais.
10) A base dos Materiais Didáticos, em primeiro lugar, é a Bíblia Sagrada. Vindo em segundo plano a ciência, a história, a filosofia, a psicologia, a psicanalise e etc.